Aí eu resolvi sair zona de conforto

Então, me conta aí, qual a sua zona de conforto? A minha começou há muito tempo atrás quando finalmente consegui o tão esperado primeiro emprego. Com a ajuda dos meus parentes claro, até porque eu só tinha 18 anos e zero de experiência, foi num órgão público aqui da minha cidade mesmo, e desde então sempre trabalhei em órgãos públicos (Prefeituras e Secretarias do Município/Estado que você consegue emprego por concurso ou por indicação). 

Sempre procurei por estágio, só que ficava sempre naquela "tá tão bom aqui, porque eu vou me mexer" ou então, essa é clássica, "não posso agora, minhas despesas, OMG". Mas este ano vou começar o sexto período e precisava começar a estagiar de todo jeito. 

Me programei para sair do antigo emprego em fevereiro, mas antes desse tempo apareceu uma oportunidade de estágio e eu aproveitei. E sem dúvida foi a melhor decisão e a melhor coisa que poderia ter acontecido.

Então vou falar um pouco de como foi e como está sendo essa minha experiência para quem quer sair da sua zona de conforto e arrumar um estágio. É pouco dinheiro e muitooooo trabalho, mas tudo vale a pena. 


1 - Chega de cartão de crédito menina!
Pois é, passei um tempo pagando meus cartões e comprando tudo com dinheiro vivo. Se soubesse como é bom teria feito isso muito antes, uma experiência que vou levar para o resto da vida, dei adeus as minhas dívidas.


2 - Tire a bunda do sofá.

Desculpa mas não vai aparece nenhuma oportunidade para você aí no seu sofá viu amigo(a)? Prepare seu curriculum / portfólio e comece procurar.  


3 - Sim! é possível viver com a grana do estágio
Foi uma das coisas com que mais me preocupei, por isso é importante você se preparar e ficar sem nenhuma dívida por conta de cartão de crédito e etc. Olha gente da pra viver sim com o salário do estágio, claro que não se compara com um emprego efetivo, mas se organizando e tirando alguns 'luxos' desnecessários é super tranquilo. 

Sem falar que moro com meus pais, logo não tenho nenhuma outra obrigação, que não minha graduação. 


4 - Seja paciente

Pois é, pode demorar mais do que o esperado. Mas seja paciente, eu mesmo demorei 3 anos para começar a estagiar, é mole?
Acho que é do mercado, porque quando aparecia vaga de estágio era exigido experiência e eu não tinha nenhuma, esse é um dos motivos, o principal acredito, que você precisa ser super paciente. Faça apenas sua parte, se organize financeiramente e procure bastante.  


5 - Fique de boa na lagoa
Pelo menos em publicidade é muita correria e muito trabalho, mas tudo é experiência. E se você não curtir o estágio? fica de boa, porque logo logo aparece outro.

Dei muita sorte, meu primeiro estágio está sendo muito massa e estou aprendendo bastante. Só posso desejar boa sorte para quem está começando.

Beijão!


Comente pelo Facebook

11 comentários:

  1. Sair da minha zona de conforto foi realizar meu sonho de fazer intercâmbio, farei intercâmbio pros EUA começo deste ano e estou muito feliz, eu sempre fui independente, sempre trabalhei e sempre quis abranger mais do que isso, ir pro exterior ter uma experiencia diferente. Inclusive tenho um blog onde conto a minha experiencia, por enquanto está no começo pois ainda não embarquei, mas logo terão muitas informações rs

    Beijao!
    Come on Au Pair - Intercâmbio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Mayara que massa, sempre quis fazer intercâmbio mas nunca tive condições financeiras sabe? mas eu ainda não desisti!

      Vou acompanhar tua aventura, com certeza!
      Beijão

      Excluir
  2. Eu to no processo de procurar um estágio também! E vou começar o terceiro período de relações internacionais. E infelizmente o mercado não é tão bom como o de publicidade, mas estou louca pra começar um e ter um certo nível de independência né?

    ResponderExcluir
  3. Brubs, certeza que esse post veio do céu pra mim. Eu sempre fui muito acomodado e nesses últimos meses, com o início da faculdade, eu venho deixando essa acomodação toda de lado. E sério, esse post veio pra me alertar mais ainda à tirar a bunda do sofá e ir atrás do estágio que tanto desejo. Oh coisa linda atualizando o blog <3, beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oie ! adoro seu blog <3 vim aqui avisar que utilizei um layout que você disponibilizou, e editei ele, deixando com a minha cara .. mudei ele bastante, mas como voltei a fazer lays agora, perdi a prática e resolvi procurar por um gratis por ai, acabei achando o seu *-* enfim, eu deixei todos os créditos, fiz uma página inclusive, com todos os seus direitos.. Eu queria agradecer muito, então, muito obrigada, e se tiver qualquer problema, por favor, pode falar ! beijoss

    ResponderExcluir
  5. Conheci o seu blog através do Sabia Poetiza, e nossa, amei <3 To até seguindo!
    Muito legal sua nova atitude, isso é uma atitude de vencedor! Perceber que quer mais, identificar as falhas e mudar.

    Isso ai!
    Te desejo um feliz ano todo <3

    Beijinhos,
    Aline Zambon
    www.sobressalto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou daqui Aline e muiiito obrigada, foi uma decisão massa e não me arrependo!

      Beijão

      Excluir
  6. Olá, Bruna, tudo bem?
    Acho que essa é a primeira vez que passo por aqui e estou adorando o seu espaço.
    Essa questão de sair da zona de conforto é mesmo bastante complicada, mas extremamente necessária. Passei por algo parecido há três anos. Tinha acabado de me formar e trabalhava em uma área oposta da minha formação. Tinha as mesmas dúvidas e inseguranças que você, quando eu cheguei no meu limite, sabe?! Estava muito infeliz no meu trabalho e resolvi pedir para para arriscar e graças a Deus está dando super certo. Pensando bem, hoje me arrependo de não ter saído antes, sabe?
    Sorte e sucesso na nova experiência! =)

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca tive um emprego efetivo, apenas estágios. Se eu for trabalhar com publicidade depois talvez seja um problema (poisé, eu faço publicidade sem querer trabalhar com isso, vai entender). Meu segundo estágio foi de 2 anos na área de criação e até consegui viver muito bem com o salário de estagiária, agora estou em casa fazendo freela e ainda sofro pela falta dele, kkkkkkkkk.
    Deixar o cartão de lado foi barra, mas enfim, vamos vivendo.
    Mulé, tô indo pra Pernambuco vice, dia 19 chego por ai. Vou passar uns pouquíssimos dias no Recife antes de ir para a cidade da minha mãe, que é mais interior, e de qualquer jeito já quero ir em Olinda por motivos de MUITAS FOTOS DAS COISAS COLORIDAS!
    Isso provavelmente vai ser meio de semana, dia 21, acho, mas se tu quiser, não estiver trabalhando, estiver perto, etc e quiser tirar uma selfie comigo, kkkkkk, me chame no face que a gente combina.

    ps: Juro que não sou psicopata, beijo beijo.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo estágio, pela coragem de sair do conforto, pelo blog e por toda essa beleza aqui! Conheci seu blog hoje e estou completamente apaixonada por tudo. Ganhou uma seguidora, fã e admiradora.

    Beijos,
    www.destemidagarota.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, legal seu post!
    Eu me formei em PP, e lembro que foi um sufoco achar um estágio, pois todos exigiam experiência (uma coisa bem idiota, uma vez que se você tá procurando estágio, na maioria das vezes é porque não tem experiência)... E era um saco.
    Prestei um concurso para estágios, e fiquei só 3 meses, pois o órgão que eu trabalhava, estava em mudanças, logo não tinha nada para fazer muito menos aprender... Então eu saí pra ir direto pra um estágio "real" de publicidade! Foi bem legal, aprendi várias coisas, mas me mandaram embora pra colocar um amigo do irmão do dono no meu lugar u.u'...
    Enfim... Depois disso eu demorei um tempão pra achar outro, e ainda trabalhei em coisas fora da área, só pra não ficar parada e ganhar $$ pra gastar com o que eu quisesse!
    Agora já estou formada, mas mesmo assim é muito ruim de achar um emprego... Essa área é terrível se você não conhece alguém para te indicar, ou não tem $$$ para montar a sua própria agência e pá... Não quero te desanimar não, mas é punk! Então aprenda muuuito nesse seu estágio, pois isso com certeza vai te ajudar mais pra frente a conseguir um emprego fixo com um bom salário!
    Ainda não tive essa sorte, estou há 1 ano trabalhando na área, mas o salário é tipo de um estágio =/ espero que esse ano apareça algo melhor e seja registrado, pois trabalhar num lugar "incerto" é complicado! :)

    Mas fico muito feliz que você tenha conseguido um estágio na área! Eu adoro seu blog (apesar de nunca ter comentado! :$ haha)

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir